A Integração Sensorial é um processo neurológico fundamental para o desenvolvimento humano, que envolve a maneira como o cérebro recebe, organiza e interpreta e reage frente às informações sensoriais provenientes dos sentidos – visão, audição, tato, olfato, paladar, sistema vestibular, sistema proprioceptivo e interoceptivo. Quando esse processo não ocorre de forma funcional, pode levar à dificuldade de adaptação ao ambiente, à alterações comportamentais e nas habilidades motoras.
A disfunção da integração adequada dos inputs sensoriais pode levar a comprometimentos motores, de autorregulação, atencionais, discriminativos e perceptuais, que consequentemente impactam no desempenho acadêmico, das atividades diárias e na convivencia.
A Integração Sensorial D’Ayres é uma abordagem desenvolvida por A. Jean Ayres, psicóloga e terapeuta ocupacional, que visa trabalhar reabilitação para melhora nos inputs sensoriais envolvidos com os principais sistemas sensoriais que impactam diretamente na performance da pessoa.
A terapia deve ser realizada em uma sala devidamente adaptada com equipamentos e estruturas que dão ao terapeuta a possibilidade de proporcionar os inputs necessários para cada necessidade que deve ser devidamente avaliada previamente.
A Avaliação na Integração Sensorial
Se não há avaliação, não há como realizar uma boa terapeutica.
A avaliação é extremamente necessária para que se possa entender se a criança necessita ou não da intervenção em Integração Sensorial.
A avaliação contempla entrevista com os responsáveis; a aplicação de questionários relacionados às demandas das AVDs, aplicação dos Perfis Sensoriais ( SPM ou Perfil Sensorial 2 – Winnie Dunn), a avaliação realizada pelo terapeuta em setting e, dependendo da queixa, avaliações específicas.
O direcionamento para a intervenção se dará mediante ao raciocínio clínico de todos os dados e observações fornecidas no processo avaliativo.
A avaliação é um direito da criança e um dever do terapeuta ocupacional
Como o Tratamento é Realizado?
A intervenção é realizada em espaço devidamente adaptado com os recursos e as medidas necessárias, para a oferta dos estímulos. A frequência da criança ao espaço dependerá da sua necessidade. Por isto a avaliação é necessária. É por ela que o terapeuta ocupacional determinará o número de sessões semanais.
Observações Importantes
Apesar de o ambiente parecer uma sala de recreação para muitas pessoas, é importante frisar que os recursos precisam e devem ser utilizados de uma responsável. Neste caso, somente o terapeuta ocupacional (no Brasil) é habilitado para atuar na sala de integração sensorial.
Os recursos/sala de Integração Sensorial não podem ser utilizados como reforçadores ou como ambiente lúdico para exploração livre.
Integração Sensorial é somente com o Terapeuta Ocupacional devidamente formado para a prática.
Não existe especialização em Terapia Ocupacional. Terapia Ocupacional É UMA GRADUAÇÃO



